Escolhendo Ações, Fundo de Investimento

Vamos falar sobre ações, fundos de investimentos e outros ativos disponíveis no mercado financeiro mundial para lhe ajudar a entender o que de melhor se fazer na hora de escolher as melhores opções de investimento.

O que são ações Blue-Chip? E Mid ou Small-Caps?

A resposta é simples, fácil e rápida: blue-chips são ações “de primeira linha” de empresas com alta capitalização, são as líderes e seus papéis são considerados como “investimento padrão” pelos investidores, fundos e corretores pelo mundo afora.

As mid-caps são aquelas de empresas de médio porte, não são nem muito grandes, nem muito pequenas. Apresentam boa liquidez.

E as ações small-cap, possuem uma capitalização muito menor, além de uma procura baixa e pouca liquidez.

Ações Blue-Chip: As maiores e mais famosas da bolsa apresentam um alto volume de negociações diárias, ou seja, alta liquidez.

O objetivo do investidor é lucrar, mas se você pesquisar bem, encontrará alternativas de investimentos mais promissores do que as queridinhas da Bovespa. Por isso a ideia de investir apenas nas PETR4 e VALE5 da vida, talvez não é a solução mais sábia.

 

Ações Mid-Cap: São as medianas. Muitas das mid-caps estão entre as melhores para os investidores que sabem o que estão fazendo pois podem ter um maior crescimento do que as ações de empresas maiores. Algumas delas tem problemas com baixa liquidez.

Ações Small-Cap: Os nenéns da Bovespa atraem dois tipos de pessoas, manés que querem ações “baratas” e investidores de verdade, ou seja, a minoria. Small-caps tem uma capitalização abaixo de 5 bilhões de reais e tendem a gerar por pregão um volume médio de poucos milhõezinhos, menos de 5. Muitas vezes são ignoradas pelo público, o que é ótimo para aqueles que prestam atenção, pois muitas dessas ações podem ser ótimos negócios. A liquidez pode ser bem ruim.

Porque Pensar em Setores ou Blue Chips Para Investir Pode Ser Um Erro?

Primeiro, porque as perspectivas óbvias de crescimento físico em um negócio não significam lucros óbvios para os investidores.

Segundo, porque um setor com perspectivas aparentemente vantajosas não é garantia de que todas suas empresas irão realmente criar valor aos seus acionistas.

Quais São Realmente As Melhores Ações Para Investir?

“A coisa mais importante para mim é descobrir o quão grande é o fosso em torno de um negócio. O que eu amo, com certeza, é um grande castelo e um grande fosso cercado por piranhas e crocodilos.Warren Buffett”

É o conceito de fosso econômico

O segredo para investir é comprar empresas cujos negócios sejam robustos como um castelo, cercados por um fosso, isto é, com vantagens competitivas duráveis que os proteja dos competidores e das circunstâncias adversas da economia!

Em outras palavras, o fosso econômico garante uma proteção dos fluxos de caixa de um negócio. Assim, tudo que Buffett quer é comprar essas empresas excelentes, mesmo que a preços razoáveis.

Muitas companhias costumam muitas vezes ter alguma dessas cinco de forma mais forte ou mais fraca ou, às vezes, mais de uma ao mesmo tempo.

Clique abaixo para continuar para a Próxima Página

Fundos de Investimento -Parte I