Nunca investiu antes? Calma!

Apenas entenda que o mercado financeiro sempre se baseará na compra e venda de valores. Sim. Valores. Contratos, títulos, ações de empresas, moedas, índices entre outros. Sejam eles quais forem.

Quem é o mercado financeiro?

É onde as PESSOAS negociam valores. O mercado financeiro faz ligação entre PESSOAS ou empresas que tem dinheiro e pessoas ou empresa que precisam deste dinheiro.

É composto por três grupos:

Autoridades monetárias: Responsáveis pelo cumprimento da política monetária nacional com medidas para reduzir ou aumentar a oferta da moeda. Exemplos no Brasil: Conselho Monetário Nacional – CMN e pelo Banco Central.

Autoridades de apoio: São coadjuvantes da execução da política monetária e reputação do mercado financeiro. Atuam de acordo com o seu objetivo principal em parte do mercado. No Brasil CVM, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica são exemplos.

Instituições Financeiras:São os participantes em geral do mercado financeiro. As instituições de crédito, corretoras, bancos entre outros.

Negociação nos Mercados Financeiros

Ao realizar um investimento, você estará comprando um título/contrato, como se fosse uma nota promissória, que pode te dar direitos.

Em alguns casos, você irá realizar apenas empréstimos, seja para o governo, bancos ou empresas, em outro se tornará“sócio” da empresa. Apesar de existirem diferentes tipos de investimentos, eles devem ser categorizados de duas formas: os investimentos em Renda Fixa e os de Renda Variável.

Clique abaixo para continuar para a Próxima Página

Os 6 Princípios dos Investidores de SUCESSO ! Parte I